Avançar para o conteúdo principal

The husky and his white cat shizun (vol. 4) | Opinião #288

 Saudações caros leitores!

    Depois de uma montanha-russa de emoções, o quarto volume de 2ha apresenta-se como a calma antes da tempestade.

    Atenção: este artigo pode conter spoilers.

  1. The husky and his white cat shizun (vol. 1)
  2. The husky and his white cat shizun (vol. 2)
  3. The husky and his white cat shizun (vol. 3)
  4. The husky and his white cat shizun (vol. 5)
  5. The husky and his white cat shizun (vol. 6)

Sobre a autora

    Meatbun Doesn't Eat Meat (肉包不吃肉, Ròu Bāo Bù Chī Ròu), também conhecida por Meatbun, é uma autora chinesa de web novels. Escreveu três romances: The Husky and His White Cat Shizun e Remnants of Filth, ambos passados ​​no mesmo universo, e Case File Compendium, que é o seu primeiro romance moderno.

Sinopse

A AUSÊNCIA FAZ O CORAÇÃO QUEIMAR MAIS 

    Chu Wanning está adormecido há cinco anos desde que Mo Ran resgatou a sua alma do submundo. Acorda e descobre que o mundo mudou — e a maior mudança de todas é para o seu discípulo Mo Ran. Agora já crescido, Mo Ran já não é o jovem imaturo de que se lembra, e Chu Wanning vê-se atraído pelo seu discípulo com uma força que nunca imaginou.

    Entretanto, Mo Ran deixou finalmente de lado os mal-entendidos de duas vidas. Quando o seu ódio pelo seu professor desaparece, descobre que os sentimentos subjacentes não são de respeito entre mestre e discípulo, mas de paixão ardente. No entanto, enquanto os dois lutam com os seus próprios corações, Mo Ran começa a perceber que este mundo se está a afastar da vida passada da qual se recorda de formas novas e estranhas.

Opinião

    Mo Ran conseguiu juntar todas as partes da alma de Chu Wanning. Agora são necessários cinco anos para que este possa retornar à vida.

I want to do better – so that I won’t feel too dirty to stand before you, so that I’ll be able to lift my head in front of you at least. But I…I can’t catch up to you. Every day when I wake up, I worry that I’m dreaming, that you’ll be gone of I wake from the dream

    Como já puderam perceber, neste quarto volume ocorre um time-skip de cinco anos. No fundo, Meatbun aproveita este time-skip para nos mostrar em que ponto estão as personagens psicologicamente, após todos os eventos do volume anterior. Isso explica um pouco a razão porque este volume foi mais suave em termos narrativos. Eu diria que este é o volume em que o humor de Meatbun brilha, pois o volume inteiro foi uma piada atrás de piada - e, por isso, extremamente divertido de ler.

    Achei interessante a autora ter escrito um breve relato das aventuras de Mo Ran durante esse intervalo de tempo, a fim de mostrar um pouco do seu desenvolvimento enquanto personagem. Afetado por todos os eventos do volume passado, Mo Ran jura tornar-se uma pessoa melhor, para quando Chu Wanning acordar ele possa de alguma forma redimir-se pelas suas ações passadas e daí em diante permanecer ao seu lado. É interessante que a própria personagem reitera que nunca poderá absolver os seus crimes na totalidade, mas que, pelo menos, quer tentar mudar de vida. E nós vemos isso a acontecer nesses capítulos iniciais. Mo Ran, de facto, passa para a sua versão 2.0 e torna-se alguém completamente diferente daquilo que fora na sua vida passada. Ele ainda batalha com os seus demónios interiores, porém é notória a sua força de vontade e é capaz de mantê-los à distância (embora haja algumas situações em que o seu autocontrolo desliza, sobretudo com Chu Wanning).

    Fiquei encantada quando, de uma vez por todas, Mo Ran compreendeu a verdadeira natureza dos seus sentimentos em relação a Chu Wanning.

Shizun, someone who eats by themselves is simply satisfying hunger, don’t you think? When two people share both food and company, that’s when you really taste the food, feel its warmth. That’s called eating a meal

    Após cinco anos em coma, Chu Wanning depara-se com um mundo diferente daquele à data da sua morte, sobretudo no que toca aos seus discípulos. Afinal, eles cresceram, estando agora na casa dos vinte. A sua reação ao ver os seus discípulos já adultos - especialmente Mo Ran - é hilariante. A personagem passa por uma grande mudança neste volume. Depois do arco do submundo, Mo Ran lida com Chu Wanning de uma maneira completamente diferente de antes, sendo capaz - a maior parte das vezes - de penetrar na casca de Chu Wanning e saber o que ele realmente está a pensar ou sentir. Isso claro deixa a personagem um pouco perdida, uma vez que as suas defesas se revelam inúteis e obsoletas contra o charme e atenção do seu discípulo. Nesse sentido, assistimos a uma maior abertura por parte da personagem, dando voz aos seus verdadeiros sentimentos.

    Se eu tivesse que resumir este livro em poucas palavras, a minha escolha seria a seguinte: arco da fazenda. Quem sabe, sabe. A tensão romântica e sexual entre as duas personagens é tão palpável que quase passa aquele sentimento de vergonha alheia. Para acrescentar ao desespero, os dois acabam por comunicar entre si de forma ambígua, o que leva a outra parte a interpretar as palavras de outra forma completamente diferente. Isso e o facto de que são discípulo e mestre, sendo que esse tipo de sentimentos não é visto com bons olhos pela sociedade (mesmo que, desta vez, já não exista aquele desnível de poder como no início da história, tendo em conta que ambos são já adultos).

    Em suma, o quarto volume de 2ha é a calma antes da tempestade. O seu final já providenciou o gatilho para um arco que promete ser intenso, à moda de 2ha.

⭐⭐⭐⭐

4/5

Até à próxima!

Ellis

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As minhas leituras 2022/2023

2022 Janeiro O filho das sombras (Saga Sevenwaters #2)  de Juliet Marillier A filha da profecia (Saga Sevenwaters #3)  de Juliet Marillie r Siren's Lament (1ª temporada)  de instantmiso O herdeiro de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #4)  de Juliet Marillier A vidente de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #5)  de Juliet Marillier Fevereiro A chama de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #6)  de Juliet Marillier Cidade dos Ossos (Os instrumentos mortais #1)  de Cassandra Clare Cidade de Cinzas (Os instrumentos mortais #2)  de Cassandra Clare Castle Swimmers (T2 - parte 2)  de Wendy Lian Martin Março Cidade de Vidro (Os instrumentos mortais #3)  de Cassandra Clare Swimming lessons for a mermaid  de Yongchan O ódio que semeias  de Angie Thomas Abril Belgravia  de Julian Fellowes The promised neverland (Volume 9)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu The promised neverland (Volume 10)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu Siren´s Lament (2ª tem...

O rapaz que ouvia as estrelas | Opinião #14

Capa do livro   Olá gente! Hoje venho partilhar as impressões do livro O rapaz que ouvia as estrelas de Tim Bowler. Espero que gostem! Sobre o autor     Tim Bowler é um dos autores mais cativantes e originais da atual literatura infantojuvenil britânica. De entre as suas diversas obras, muitas delas premiadas, conta-se o muito aclamado O Rapaz do Rio, que foi distinguido com o prestigiado Carnegie Medal, e O Rapaz que Ouvia as Estrelas Resumo   Seguimos a história de Luke Stanton, dois anos após a morte do pai. Luke é um rapaz de 14 anos que tem um talento para a música e para o piano, tal como o seu pai. Mas há uma coisa que diferencia Luke do resto das pessoas: ele consegue ouvir os sons e as músicas de tudo o que o rodeia. Cada árvore, cada pedra, cada pessoa tem a sua própria melodia e Luke consegue ouvi-las.   Luke ainda sofre com a morte repentina do pai e a sua vida começa a complicar-se. a mãe começa a namorar outro homem e o grupo com q...

Harukaze no étranger (Volume 1) | Opinião #187

  Olá a todos!     Cá estou de volta, com a crítica de Harukaze no étranger - continuação de úmibe no étranger .     Atenção, esta crítica pode conter spoilers! Sobre a autora Quase nada se sabe sobre a autora. A sua biografia no site Goodreads apenas indica que esta é uma mangaká. Sinopse      Uma história de amor entre um romancista assumidamente gay e um jovem que enfrenta uma dor que recentemente foi transformada em um filme de anime! A continuação de Seaside Stranger Vol. 1: Umibe no Etranger .       Desde que seus pais o rejeitaram por ser gay, Shun mora com sua tia em uma pequena ilha perto de Okinawa. Um dia, ele conhece Mio, um estudante do ensino médio que recentemente perdeu os pais e agora passa os dias sentado à beira-mar. Os dois jovens começam a se abrir um com o outro... até que Mio revela que está indo embora. Três anos depois, um Mio adulto retorna à ilha para confessar seus verdadeiros sentimentos, mas será q...