Avançar para o conteúdo principal

Ano novo, vida nova (2025)

Saudações caros leitores!

         Como de tradição, despedimo-nos de um ano e saudamos um novo com este post, detalhando os meus planos para este novo ano que se inicia. Mas antes de vos desvelar quais os meu planos para 2025, importa recordar um pouco 2024. No quesito das leituras, foi o ano mais prolífico de sempre: este ano li 124 livros! Ok, tenho que ser justa em dizer que o grosso desse número são volumes de mangá, o que inflaciona um pouco o número. Ainda assim, um livro é um livro, seja ele em formato tradicional ou em banda-desenhada. No que toca às séries e filmes, este ano regressei às minhas raízes otaku. A maior parte dos animes que assisti este ano são relativamente recentes, sendo a única exceção Inuyasha - que finalmente terminei de ver este ano. Para além disso, lancei uma nova rúbrica aqui no blogue, a qual me divertiu bastante pois pude partilhar convosco algumas obras que eu particularmente acho interessante.

    Portanto, como podem verificar, 2024 foi um ano repleto de coisas. Agora é a vez de 2025. Estão preparados para conhecer os meus planos para o novo ano? 

Livros

    Para 2025, mantenho o mesmo objetivo de ler 50 livros. Se de facto chegarei a esse número ou conseguirei ultrapassar como fiz, não sei. Mas, sinceramente, também não estou preocupada. Como já afirmei em outras ocasiões, a leitura é para ser algo prazeroso e não uma obrigação (aliás, qualquer passatempo é suposto ser algo que nos dê prazer; quando se começa tornar numa obrigação, então algo está mal e devemos parar um pouco para refletir nisso). O que importa é a qualidade e não a quantidade. Para ser honesta, se não fosse o Goodreads, nem sequer me tinha apercebido da quantidade de livros.

    Mais uma vez, não vou listar 50 livros. Isso dá uma trabalheira desgraçada e simplesmente não vale a pena. Em vez disso, vou apenas listar alguns livros que, neste momento, estou entusiasmada para ler. Tentei diversificar a lista, juntando títulos que estão encalhados à demasiado tempo com títulos um pouco mais recentes. Devo dizer que essa é outra resolução de ano novo: desencalhar os livros mais antigos que tenho aqui em casa e tentar não comprar mais nenhum. Será que conseguirei cumprir? Façamos figas!

  1. Akatsuki no Yona (Vols. 23 - 30) de Mizuho Kusanagi
  2. O labirinto de fogo (As provações de Apolo #3) de Rick Riordan
  3. A tumba do tirano (As provações de Apolo #4) de Rick Riordan
  4. A torre de Nero (As provações de Apolo #5) de Rick Riordan
  5. The husky and his white cat shizun (Vol. 7) de Rou Bao Bu Chi Rou
  6. Remnants of filth (Vol. 5) de RouBao Bu Chi Rou
  7. The disabled tyrant's beloved pet fish (Vol. 3) de Xue Shan Fei Hu
  8. Trono de Vidro (Trono de vidro #1) de Sarah J. Maas
  9. Coroa da meia-noite (Trono de vidro #2) de Sarah J. Maas
  10. Herdeira do fogo (Trono de vidro #3) de Sarah J. Maas
  11. Rainha das sombras (Trono de vidro #4) de Sarah J. Maas
  12. Império de tempestades (Trono de vidro #5) de Sarah J. Maas
  13. Torre da alvorada (Trono de vidro #6) de Sarah J. Maas
  14. Reino de cinzas (Trono de vidro #7) de Sarah J. Maas

Séries

    Este ano quero ver se reduzo um pouco os cdramas e os kdramas. Não quero com isto dizer que não assista um ou outro ao longo do ano, porém sinto que estou a fechar demasiado a minha bolha e há muito mais séries que estou interessada em vê-las. Assim, decidi deixar as séries asiáticas um pouco de lado e focar-me nesta parte do globo. Como sempre, selecionei apenas 5 séries, uma vez que acredito que seja um número bastante saudável.
  1. The dragon prince (5ª - 7ª temporadas)
  2. Arcane (1ª e 2ª temporadas)
  3. The rings of power (2ª temporada)
  4. Wandavision
  5. Shogun

Animes

    Tal como já o disse no início deste artigo, 2024 foi o ano em que me senti novamente otaku. Destarte, o lógico talvez fosse aumentar o número de animes que pretendo ver este ano, certo? Possivelmente, mas há que ser um pouco realista. Ao contrário dos livros - os quais leio em qualquer lugar -, o mesmo não acontece com a mídia audiovisual (filmes, séries, animes). Eu assisto sobretudo em casa, logo tal diminui as oportunidades que tenho para assistir os títulos mencionados neste artigo, uma vez que a minha rotina me leva a estar mais tempo fora de casa. E não, absolutamente não consigo assistir o quer que seja nos transportes. No que toca à mídia audiovisual, gosto de estar sossegada no meu canto. Destarte, 5 animes parece-me ser o número ideal e o mais realista.

  1. The elusive samurai
  2. Dandadan
  3. Kimtesu no yaiba (3ª temporada)
  4. Bungou stray dogs (3ª temporada)
  5. My hero academia (5ª temporada)

Filmes

    Contrariamente a 2023, 2024 foi igualmente prolífico nesta área, tendo sido o grosso filmes de anime. Por todas as razões mencionadas acima, o número de títulos escolhidos continuará a ser 10 filmes.
  1. Soul
  2. Oppenheimer
  3. A batalha esquecida
  4. Asiáticos ricos e doidos
  5. Polite society
  6. Wolfwalkers
  7. Blue lock: episode Nagi
  8. Dungeons and dragons
  9. Os três mosqueteiros: D'Artagnan
  10. Rebel Moon - parte 1: a menina do fogo

    E estes são os meus planos para 2025. E vós, caros leitores? Quais são os vossos planos para 2025? Digam-me nos comentários.

    Feliz ano novo!

Ellis

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As minhas leituras 2022/2023

2022 Janeiro O filho das sombras (Saga Sevenwaters #2)  de Juliet Marillier A filha da profecia (Saga Sevenwaters #3)  de Juliet Marillie r Siren's Lament (1ª temporada)  de instantmiso O herdeiro de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #4)  de Juliet Marillier A vidente de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #5)  de Juliet Marillier Fevereiro A chama de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #6)  de Juliet Marillier Cidade dos Ossos (Os instrumentos mortais #1)  de Cassandra Clare Cidade de Cinzas (Os instrumentos mortais #2)  de Cassandra Clare Castle Swimmers (T2 - parte 2)  de Wendy Lian Martin Março Cidade de Vidro (Os instrumentos mortais #3)  de Cassandra Clare Swimming lessons for a mermaid  de Yongchan O ódio que semeias  de Angie Thomas Abril Belgravia  de Julian Fellowes The promised neverland (Volume 9)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu The promised neverland (Volume 10)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu Siren´s Lament (2ª tem...

The Dragon Prince | Teorias #2

Poster oficial   Olá Xadianos! Prontos para mais um artigo sobre The Dragon Prince ? Hoje venho partilhar convosco as minhas teorias.   A 2ª temporada já estreou na Netflix, no passado dia 15 de fevereiro, contudo ainda não tive oportunidade de assistir à nova temporada. Por isso, as minhas teorias só irão abranger os eventos da 1ª temporada .    Já agora aviso que este artigo pode conter spoilers . 1 - O Rei Harrow não morreu!   Começamos com uma teoria polémica: o Rei Harrow, na verdade, não morreu. Primeiro vamos analisar as evidências.   Quando Harrow prepara-se para enfrentar os Elfos das Sombras, Lorde Viren apresente-lhe uma solução alternativa - deixar que outro ocupe o seu lugar. Viren mostra uma cobra que devora almas e que possui duas cabeças. Segundo Viren, a cobra morderia Harrow e outra pessoa devorando as suas almas e depois ele utilizaria magia negra para trocar as almas. Assim os elfos apenas matariam apenas o seu corpo e...

Harukaze no étranger (Volume 1) | Opinião #187

  Olá a todos!     Cá estou de volta, com a crítica de Harukaze no étranger - continuação de úmibe no étranger .     Atenção, esta crítica pode conter spoilers! Sobre a autora Quase nada se sabe sobre a autora. A sua biografia no site Goodreads apenas indica que esta é uma mangaká. Sinopse      Uma história de amor entre um romancista assumidamente gay e um jovem que enfrenta uma dor que recentemente foi transformada em um filme de anime! A continuação de Seaside Stranger Vol. 1: Umibe no Etranger .       Desde que seus pais o rejeitaram por ser gay, Shun mora com sua tia em uma pequena ilha perto de Okinawa. Um dia, ele conhece Mio, um estudante do ensino médio que recentemente perdeu os pais e agora passa os dias sentado à beira-mar. Os dois jovens começam a se abrir um com o outro... até que Mio revela que está indo embora. Três anos depois, um Mio adulto retorna à ilha para confessar seus verdadeiros sentimentos, mas será q...