Avançar para o conteúdo principal

Morgana and Oz (2ª temporada) | Opinião #292

 Saudações, caros leitores!

    Após muita indecisão sobre que livro começar a ler e, assim, marcar a primeira leitura do ano, decidi começar por um que nem sequer estava no TBR deste ano (pasmem-se). Portanto, optei por descomplicar e desencalhar alguns títulos do Webtoon - é uma lista quase tão grande como a do Goodreads. Destarte, o eleito foi Morgana and Oz, cuja segunda temporada já foi lançada inteirinha, pelo que eu pude ler tudo de seguida.

    Aliás, convido-vos a conferirem a minha resenha da 1ª temporada.

Sobre a autora

    Miyuli é uma artista freelancer, conhecida pela série Morgana and Oz - publicada na plataforma Webtoon. Pouco se sabe sobre a sua vida pessoal.

Sinopse

    O que acontece quando uma bruxa em dificuldades encontra um vampiro angustiado? Ou amor ou guerra. Morgana pertence a uma longa linhagem de bruxas, e Oz ao clã rival dos vampiros. Depois de um encontro casual... e talvez alguns feitiços perdidos... estes dois têm de encontrar uma forma de trabalhar juntos, ou arriscar uma guerra total entre coven e clã.

Opinião

    Morgana and Oz é um webtoon escrito e desenhado por Miyuli que conta a história das duas personagens titulares - Morgana e Oz - e da sua crescente relação. Sinceramente, é difícil escrever um resumo do webtoon, pois o próprio título já nos dá uma ideia do que podemos esperar ao clicarmos para ler.

    Enquanto que a primeira temporada nos apresenta uma história num estilo cozy - focando-se na relação entre os dois protagonistas -, a segunda temporada tenta desenvolver um pouco mais do emocional das personagens (principais e secundárias), bem como os mistérios que rodeiam a família Winterberry. Eu diria que o principal problema do webtoon é o seu ritmo um tanto acelerado, o qual acaba por atrapalhar bastante a história.

    A temporada inteira é bastante curta com apenas 37 capítulos (adicionando ainda os 39 da 1ª), sendo que toda a narrativa acontece numa questão de dias. Quando li a 1ª, não achei este aspecto tão problemático, talvez porque se focava única e exclusivamente em Morgana e Oz e na sua busca para desfazer o feitiço que esta acidentalmente lançou sobre ele. No entanto, com a autora a desenvolver mais o mistério, as suas debilidades tornam-se mais aparentes. Tudo parece um bocado corrido, com demasiadas coisas a acontecerem ao mesmo tempo. Ao ler, sentia que havia questões que poderiam ser melhor desenvolvidas.

    Não obstante, o ritmo acelerado da narrativa pouco afetou a minha experiência de leitura, muito por conta das personagens. Se o ritmo narrativo é o ponto fraco do webtoon, então as personagens são o seu ponto forte. Cada uma das personagens tem uma personalidade e charme próprios - desde as principais às secundárias -, fazendo com que tenhamos um elenco de personagens bastante diverso. Cada uma traz algo de diferente para a narrativa, sendo todas elas cativantes à sua própria maneira.

    De uma forma geral, Morgana and Oz é um webtoon que se insere no chamado estilo literário cozy e é perfeito nessa proposta. Contudo, a 2ª deixa patente o seu potencial para ir mais além. O facto de ter sido anunciado que a 3ª temporada será a última apenas deixa mais evidente esse facto.

⭐⭐⭐

3.5/5

Até à próxima!

Ellis

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As minhas leituras 2022/2023

2022 Janeiro O filho das sombras (Saga Sevenwaters #2)  de Juliet Marillier A filha da profecia (Saga Sevenwaters #3)  de Juliet Marillie r Siren's Lament (1ª temporada)  de instantmiso O herdeiro de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #4)  de Juliet Marillier A vidente de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #5)  de Juliet Marillier Fevereiro A chama de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #6)  de Juliet Marillier Cidade dos Ossos (Os instrumentos mortais #1)  de Cassandra Clare Cidade de Cinzas (Os instrumentos mortais #2)  de Cassandra Clare Castle Swimmers (T2 - parte 2)  de Wendy Lian Martin Março Cidade de Vidro (Os instrumentos mortais #3)  de Cassandra Clare Swimming lessons for a mermaid  de Yongchan O ódio que semeias  de Angie Thomas Abril Belgravia  de Julian Fellowes The promised neverland (Volume 9)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu The promised neverland (Volume 10)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu Siren´s Lament (2ª tem...

O rapaz que ouvia as estrelas | Opinião #14

Capa do livro   Olá gente! Hoje venho partilhar as impressões do livro O rapaz que ouvia as estrelas de Tim Bowler. Espero que gostem! Sobre o autor     Tim Bowler é um dos autores mais cativantes e originais da atual literatura infantojuvenil britânica. De entre as suas diversas obras, muitas delas premiadas, conta-se o muito aclamado O Rapaz do Rio, que foi distinguido com o prestigiado Carnegie Medal, e O Rapaz que Ouvia as Estrelas Resumo   Seguimos a história de Luke Stanton, dois anos após a morte do pai. Luke é um rapaz de 14 anos que tem um talento para a música e para o piano, tal como o seu pai. Mas há uma coisa que diferencia Luke do resto das pessoas: ele consegue ouvir os sons e as músicas de tudo o que o rodeia. Cada árvore, cada pedra, cada pessoa tem a sua própria melodia e Luke consegue ouvi-las.   Luke ainda sofre com a morte repentina do pai e a sua vida começa a complicar-se. a mãe começa a namorar outro homem e o grupo com q...

Harukaze no étranger (Volume 1) | Opinião #187

  Olá a todos!     Cá estou de volta, com a crítica de Harukaze no étranger - continuação de úmibe no étranger .     Atenção, esta crítica pode conter spoilers! Sobre a autora Quase nada se sabe sobre a autora. A sua biografia no site Goodreads apenas indica que esta é uma mangaká. Sinopse      Uma história de amor entre um romancista assumidamente gay e um jovem que enfrenta uma dor que recentemente foi transformada em um filme de anime! A continuação de Seaside Stranger Vol. 1: Umibe no Etranger .       Desde que seus pais o rejeitaram por ser gay, Shun mora com sua tia em uma pequena ilha perto de Okinawa. Um dia, ele conhece Mio, um estudante do ensino médio que recentemente perdeu os pais e agora passa os dias sentado à beira-mar. Os dois jovens começam a se abrir um com o outro... até que Mio revela que está indo embora. Três anos depois, um Mio adulto retorna à ilha para confessar seus verdadeiros sentimentos, mas será q...