Avançar para o conteúdo principal

Palestina - uma biografia | Opinião #276

 Saudações caros leitores!

    O momento político que hoje se atravessa no Médio Oriente, com especial enfoque no chamado Estado de Israel e na Palestina, é bastante sensível, porém não é novo. O conflito israelo-palestiniano é um conflito que dura há já um século, no entanto só agora a narrativa tem pendido mais a favor dos palestinianos. Porque é fácil deixar-se levar na correnteza de opiniões que circulam por entre a comunidade internacional, urge pesquisar mais sobre o assunto. Portanto, hoje venho falar-vos do livro Palestina - uma biografia de Rashid Khalidi, publicado pela editora Ideias de Ler.

Sobre o autor

    RASHID KHALIDI é autor de oito livros sobre o Médio Oriente. Ocupa a posição de Edward Said Professor em Estudos Árabes da Universidade de Columbia e é editor do Journal of Palestine Studies. Escreveu mais de 80 artigos sobre história e política do Médio Oriente, incluindo peças no The New York Times, Boston Globe, LA Times, Chicago Tribune e em inúmeras revistas. Recebeu bolsas e subsídios da Fundação John D. e Catherine T. MacArthur, da Fundação Ford, do Woodrow Wilson International Center for Scholars, do American Research Center no Egito e da Fundação Rockefeller; foi também galardoado com um prémio de investigação Fulbright. É convidado frequente de programas de rádio e televisão de grande audiência para comentar assuntos do Médio Oriente, em particular os relativos à questão israelo-palestiniana.

Sinopse

«Em nome de Deus, que a Palestina seja deixada em paz.»

    É desta forma que o presidente da câmara de Jerusalém termina a carta enviada em 1899 a Theodore Herzl, pai do movimento sionista, onde explicava que a Palestina tinha habitantes nativos e advertia para os perigos que se aproximavam. E é com este relato que Rashid Khalidi, o maior historiador do Médio Oriente nos Estados Unidos e sobrinho-neto do autor da dita carta, inicia a sua narrativa sobre os palestinianos e a guerra contra eles travada.

    Original, envolvente e marcante, Palestina – Uma Biografia cruza eventos históricos, materiais de arquivo nunca antes explorados e relatos de gerações, tratando de forma simultaneamente sóbria e emotiva os factos de um confronto trágico entre dois povos que reivindicam o mesmo território.

    Esta não é uma crónica de vitimização, uma tentativa de branquear os erros dos líderes palestinianos nem a negação da emergência de movimentos nacionalistas de ambos os lados. É, antes, uma nova e esclarecedora visão de um conflito com mais de um século, uma história de colonização e de resistência de um povo que não abdica de existir.

Opinião

    Atendendo à situação atual da guerra no Médio Oriente, achei que estava na altura certa de pegar este livro, o qual adquiri há já alguns anos. É importante frisar que este é um livro generalista, pelo que é impossível o autor cobrir exatamente todos os acontecimentos que marcaram a questão palestiniana. Palestina - uma biografia visa dar voz a um povo que tem sido sistematicamente atacado há mais de um século. Neste livro, Khalidi explica-nos os inícios do sionismo, bem como os meandros da política na região - muitos dos quais desconhecidos da maioria da população. Apesar de apresentar a consistência de um livro académico, o autor não se coíbe de tecer as suas próprias críticas. Um livro deveras interessante, cuja leitura é recomendada.

Até à próxima!

Ellis

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As minhas leituras 2022/2023

2022 Janeiro O filho das sombras (Saga Sevenwaters #2)  de Juliet Marillier A filha da profecia (Saga Sevenwaters #3)  de Juliet Marillie r Siren's Lament (1ª temporada)  de instantmiso O herdeiro de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #4)  de Juliet Marillier A vidente de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #5)  de Juliet Marillier Fevereiro A chama de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #6)  de Juliet Marillier Cidade dos Ossos (Os instrumentos mortais #1)  de Cassandra Clare Cidade de Cinzas (Os instrumentos mortais #2)  de Cassandra Clare Castle Swimmers (T2 - parte 2)  de Wendy Lian Martin Março Cidade de Vidro (Os instrumentos mortais #3)  de Cassandra Clare Swimming lessons for a mermaid  de Yongchan O ódio que semeias  de Angie Thomas Abril Belgravia  de Julian Fellowes The promised neverland (Volume 9)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu The promised neverland (Volume 10)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu Siren´s Lament (2ª tem...

O rapaz que ouvia as estrelas | Opinião #14

Capa do livro   Olá gente! Hoje venho partilhar as impressões do livro O rapaz que ouvia as estrelas de Tim Bowler. Espero que gostem! Sobre o autor     Tim Bowler é um dos autores mais cativantes e originais da atual literatura infantojuvenil britânica. De entre as suas diversas obras, muitas delas premiadas, conta-se o muito aclamado O Rapaz do Rio, que foi distinguido com o prestigiado Carnegie Medal, e O Rapaz que Ouvia as Estrelas Resumo   Seguimos a história de Luke Stanton, dois anos após a morte do pai. Luke é um rapaz de 14 anos que tem um talento para a música e para o piano, tal como o seu pai. Mas há uma coisa que diferencia Luke do resto das pessoas: ele consegue ouvir os sons e as músicas de tudo o que o rodeia. Cada árvore, cada pedra, cada pessoa tem a sua própria melodia e Luke consegue ouvi-las.   Luke ainda sofre com a morte repentina do pai e a sua vida começa a complicar-se. a mãe começa a namorar outro homem e o grupo com q...

Harukaze no étranger (Volume 1) | Opinião #187

  Olá a todos!     Cá estou de volta, com a crítica de Harukaze no étranger - continuação de úmibe no étranger .     Atenção, esta crítica pode conter spoilers! Sobre a autora Quase nada se sabe sobre a autora. A sua biografia no site Goodreads apenas indica que esta é uma mangaká. Sinopse      Uma história de amor entre um romancista assumidamente gay e um jovem que enfrenta uma dor que recentemente foi transformada em um filme de anime! A continuação de Seaside Stranger Vol. 1: Umibe no Etranger .       Desde que seus pais o rejeitaram por ser gay, Shun mora com sua tia em uma pequena ilha perto de Okinawa. Um dia, ele conhece Mio, um estudante do ensino médio que recentemente perdeu os pais e agora passa os dias sentado à beira-mar. Os dois jovens começam a se abrir um com o outro... até que Mio revela que está indo embora. Três anos depois, um Mio adulto retorna à ilha para confessar seus verdadeiros sentimentos, mas será q...