Avançar para o conteúdo principal

Haikyuu (Vol. 34) | Opinião #255

 Saudações caros leitores!

    Finalmente chegámos à tão aguardada Batalha do Lixão - o mítico embate entre Karasuno e Nekoma. Quem sairá vencedor?

    Atenção: este artigo pode conter spoilers.

    Não se esqueçam de conferir os próximos volumes:

Sobre o autor

    Haruichi Furudate nasceu a 7 de Março de 1983, em Karumai, na prefeitura de Iwate, Japão. Em 2008, o mangaka publica um one-shot, intitulado King Kid - o qual recebeu menções honrosas. No ano de 2010, publicou a sua primeira série na revista Weekly Shounen Jump. É em 2012 que Furudate começa a trabalhar no seu trabalho mais notável até à data, Haikyuu. No ano de 2015, o mangá é galardoado com o Shokugan Manga Award, na categoria shounen. Haikyuu terminou a sua serialização em julho de 2020, sendo que nessa altura encontrava-se entre os cincos mangás mais vendidos ao redor do mundo.

Sinopse

    Finalmente chegou a hora do lendário playoff do lixão, Karasuno vs Nekoma. Depois da vitória por pouco sobre os favoritos do torneio, os rapazes do Karasuno estão um pouco em alta. Mas subestimar o seu inimigo familiar nem sequer os incomoda. Felizmente! Porque os gatos de defesa do Nekoma mostram garras surpreendentemente afiadas e atacam imediatamente - com uma variante rápida do ataque sincronizado de Karasuno!

Opinião

    Sabem quando, de vez em quando, nos deparamos com um livro que simplesmente nos enche de felicidade e ficamos animados com as mais pequenas coisas? É assim que eu defino o trigésimo quarto volume de Haikyuu. Diferentemente de todos os outros jogos, este pauta-se pela sua atmosfera descontraída. Não existe aquela tensão opressora que marcou, por exemplo, os jogos contra Shiratorizawa e Inarizaki. Dá para entender logo de caras que se trata de um encontro entre dois antigos rivais. Furudate-sensei também aligeira o ambiente com os comentários parvos e engraçados das personagens secundárias que estão a assistir ao jogo.

    Neste volume, temos então o primeiro set da Batalha do Lixão. Do início ao fim, tudo o que conseguia fazer era sorrir. Para aqui chegar, as duas equipas tiveram que suar muito e treinar com o intuito de aumentar o seu arsenal táctico. Assim que a bola começa a voar pela quadra, apercebemo-nos que ambas equipas estão mais ou menos no mesmo nível. Ainda assim, somos surpreendidos com o facto de que Nekoma possui igualmente um grande poder ofensivo. Até ao momento, existia sempre um foco no seu grande poder defensivo.

    Quanto às personagens, tenho que ressaltar Tsukishima, Kenma e Sugawara. Primeiro, Tsukishima. Desde o jogo contra Shiratorizawa, que temos assistido a um grande desenvolvimento em Tsukishima. Neste jogo, esse desenvolvimento é cristalizado quando Kuroo o questiona como ele se sente atualmente em relação ao voleibol, ao que Tsukishima responde que o voleibol é realmente muito divertido. Tsukishima que dantes quase não demonstrava as suas emoções, agora é quase hilariante ver as suas expressões faciais. Um momento que considerei de grande beleza é quando a sua evolução é comparada com a de Yamaguchi. Na escola, Yamaguchi sempre seguia atrás de Tsukishima; nos treinos ocorreu o inverso; e agora, os dois estão em pé de igualdade. Quase chorei quando Tsukishima vai saudar Yamaguchi pelo ponto de saque que acabou de marcar. É verdadeiramente o culminar de toda uma jornada.

    Segundo, Kenma. Kenma é uma personagem que à primeira vista aparente ser bastante apática. Embora ele mantenha sempre essa aura, a verdade é que a personagem de vez em quando se empolga. E é precisamente isso que nós vemos neste primeiro set: a sua empolgação. Achei deveras engraçado a comparação que Kenma faz na sua cabeça com os videojogos, considerando Hinata como o adversário final! No entanto, estou um pouco receosa pelas possíveis estratégias que a personagem possa conjurar.

    Por último, não posso deixar de mencionar Sugawara. Nos últimos volumes, a personagem tem ficado um pouco apagada. Contudo, neste volume ele realmente brilha pelos motivos mais estúpidos de sempre. Neste volume, Sugawara deixa brilhar a sua personalidade maternal, fazendo comentários engraçados e dando os nomes mais aleatórios possíveis para os ataques que os seus filhos - er, perdão, jogadores - fazem! Simplesmente, morri de rir cada vez que ele aparecia.

    O primeiro set termina com a vitória de Nekoma. Prevejo desde já que este vai dos jogos mais enervantes de todo o mangá, pois, pela primeira vez, não existe um claro favoritismo da minha parte. Não sei quanto a vocês, mas não faço a mínima ideia para quem devo torcer - afinal, eu adoro as duas equipas. Argh, porquê Furudate, porquê?!

⭐⭐⭐⭐⭐

5/5

Até à próxima!

Ellis

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As minhas leituras 2022/2023

2022 Janeiro O filho das sombras (Saga Sevenwaters #2)  de Juliet Marillier A filha da profecia (Saga Sevenwaters #3)  de Juliet Marillie r Siren's Lament (1ª temporada)  de instantmiso O herdeiro de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #4)  de Juliet Marillier A vidente de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #5)  de Juliet Marillier Fevereiro A chama de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #6)  de Juliet Marillier Cidade dos Ossos (Os instrumentos mortais #1)  de Cassandra Clare Cidade de Cinzas (Os instrumentos mortais #2)  de Cassandra Clare Castle Swimmers (T2 - parte 2)  de Wendy Lian Martin Março Cidade de Vidro (Os instrumentos mortais #3)  de Cassandra Clare Swimming lessons for a mermaid  de Yongchan O ódio que semeias  de Angie Thomas Abril Belgravia  de Julian Fellowes The promised neverland (Volume 9)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu The promised neverland (Volume 10)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu Siren´s Lament (2ª temporada)  de instantmiso Maio A vida invisível de Addie LaRue  de V. E.

The Dragon Prince | Teorias #2

Poster oficial   Olá Xadianos! Prontos para mais um artigo sobre The Dragon Prince ? Hoje venho partilhar convosco as minhas teorias.   A 2ª temporada já estreou na Netflix, no passado dia 15 de fevereiro, contudo ainda não tive oportunidade de assistir à nova temporada. Por isso, as minhas teorias só irão abranger os eventos da 1ª temporada .    Já agora aviso que este artigo pode conter spoilers . 1 - O Rei Harrow não morreu!   Começamos com uma teoria polémica: o Rei Harrow, na verdade, não morreu. Primeiro vamos analisar as evidências.   Quando Harrow prepara-se para enfrentar os Elfos das Sombras, Lorde Viren apresente-lhe uma solução alternativa - deixar que outro ocupe o seu lugar. Viren mostra uma cobra que devora almas e que possui duas cabeças. Segundo Viren, a cobra morderia Harrow e outra pessoa devorando as suas almas e depois ele utilizaria magia negra para trocar as almas. Assim os elfos apenas matariam apenas o seu corpo e não a sua alma, ou seja, Har

Harukaze no étranger (Volume 1) | Opinião #186

  Olá a todos!     Cá estou de volta, com a crítica de Harukaze no étranger - continuação de úmibe no étranger .     Atenção, esta crítica pode conter spoilers! Sobre a autora Quase nada se sabe sobre a autora. A sua biografia no site Goodreads apenas indica que esta é uma mangaká. Sinopse      Uma história de amor entre um romancista assumidamente gay e um jovem que enfrenta uma dor que recentemente foi transformada em um filme de anime! A continuação de Seaside Stranger Vol. 1: Umibe no Etranger .       Desde que seus pais o rejeitaram por ser gay, Shun mora com sua tia em uma pequena ilha perto de Okinawa. Um dia, ele conhece Mio, um estudante do ensino médio que recentemente perdeu os pais e agora passa os dias sentado à beira-mar. Os dois jovens começam a se abrir um com o outro... até que Mio revela que está indo embora. Três anos depois, um Mio adulto retorna à ilha para confessar seus verdadeiros sentimentos, mas será que Shun está pronto para um relacionamento? Opinião      Ok