Sim, este mês estou de volta com a leitura do mangá de Haikyuu. Após um interregno de quase um mês, volto para falar do 13º volume - o qual compila os capítulos 108 a 117.
Atenção, este artigo pode conter spoilers.
Não se esqueçam de conferir os próximos volumes:
- Haikyuu (Vol. 10)
- Haikyuu (Vol. 11)
- Haikyuu (Vol. 12)
- Haikyuu (Vol. 14)
- Haikyuu (Vol. 15)
- Haikyuu (Vol. 16)
- Haikyuu (Vol. 17)
- Haikyuu (Vol. 18)
- Haikyuu (Vol. 19)
- Haikyuu (Vol. 20)
Sobre o autor
Sinopse
Shoyo Hinata quer provar que no voleibol não é preciso ser alto para voar!
Desde que viu o lendário jogador conhecido como “o Pequeno Gigante” competir nas finais nacionais de voleibol, Shoyo Hinata tem como objetivo ser o melhor jogador de voleibol de todos os tempos! Decide juntar-se à equipa da escola que o Pequeno Gigante frequentou - e depois superá-lo. Quem disse que é preciso ser alto para jogar voleibol quando consegue saltar mais alto do que qualquer outra pessoa?
Karasuno luta para passar pelas preliminares e vence, garantindo um lugar nas rondas de qualificação de outubro do Spring Tournmanet. O seu primeiro adversário é uma equipa de festeiros de Johzenji cujo lema é “jogar duro”! São uma equipa altamente pouco ortodoxa que improvisa ataques loucos na hora, deixando Karasuno sem saber como os combater!
Opinião
Neste volume temos então o embate entre Karasuno e Jouzenji. Pessoalmente, não considero que este seja o jogo mais interessante ou empolgante do torneio colegial, especialmente porque a equipa adversária não é tão desenvolvida quanto as restantes. No entanto, o jogo em si não deixa de ser notável, uma vez que não fica claro quem realmente ganhou. Sim, oficialmente Karasuno ganhou, mas foi devido ao acúmulo de erros por parte de Jouzenji. Se desde o início Jouzenji tivesse jogado "mais a sério", pergunto-me qual seria o desfecho.
Outra coisa importante a assinalar neste volume é Hinata - mais concretamente, a percepção que as demais personagens têm dele. Enquanto o jogo entre Karasuno e Jouzenji decorrer na quadra, os jogadores de Date Tech observam e tecem alguns comentários, sendo um deles o seguinte: Hinata não tem valor sem Kageyama, pois ele é o único que consegue acertar na sua chutada. Ora, isto levanta questões interessantes. Num primeiro momento, poderíamos dizer que esse comentário está complemente errado, mas após um templo de reflexão será?
Na realidade, Hinata está consciente que existem muitos aspectos do voleibol que ele necessita de melhorar, por forma a manter-se na quadra e poder jogar. Ao longo dos volumes, temo-lo visto tentar melhorar e aprender coisas novas. Embora seja inspirador vê-lo melhorar e evoluir, sou obrigada a concordar com esse comentário. Hinata ainda não consegue ficar na quadra por conta própria, sem a presença de Kageyama. Porém, naturalmente sei que é apenas uma questão de tempo até que a personagem alcance o título de "Pequeno Gigante".
⭐⭐⭐⭐
4/5
Até à próxima!
Ellis
Comentários
Enviar um comentário