Hoje damos continuidade à nossa saga de Haikyuu com a resenha do volume 19, o qual compila os capítulos 163 a 171.
Atenção: este artigo pode conter spoilers.
Não se esqueçam de conferir os próximos volumes:
- Haikyuu (Vol. 10)
- Haikyuu (Vol. 11)
- Haikyuu (Vol. 12)
- Haikyuu (Vol. 13)
- Haikyuu (Vol. 14)
- Haikyuu (Vol. 15)
- Haikyuu (Vol. 16)
- Haikyuu (Vol. 17)
- Haikyuu (Vol. 18)
- Haikyuu (Vol. 20)
Sobre o autor
Sinopse
Opinião
O que é que eu posso dizer sobre este volume? Há uma razão para Tsukishima estar na capa, porque roubou todos os holofotes. Tsukishima sempre foi uma personagem complicada. Adoro o facto de ele contrastar com o resto da equipa (que são basicamente uns idiotas animados), mantendo aquela aura de «não quero saber». No entanto, como fã é impossível não ser engolido nesse ritmo caótico que tanto caracteriza Karasuno e olhar para Tsukishima um pouco de lado por não ser como os seus colegas de equipa. Desde o acampamento de Verão que Furudate tem vindo a desenvolver um pouco mais esta personagem.
Ao passo que todos os outros amam o desporto, Tsukishima ainda tem dúvidas sobre a sua relação com o voleibol. Ele não odeia, mas será que ele gosta mesmo? É neste volume que ele encontra a sua resposta; naquele pequeno instante em que ele consegue bloquear Ushijima. É somente um ponto de 25. É apenas um clube escolar. Mas é a coisa mais incrível e satisfatória que ele já sentiu. É exatamente nesse momento que a personagem se torna una com o restante da equipa.
O mais interessante para mim na personagem de Tsukishima é que ele traz um pouco de racionalidade à equipa. Não quero com isto dizer que as demais personagens não pensem durante os jogos e não criem estratégias, mas a verdade é que eles se deixam (muitas vezes) levar muito pela emoção do momento. Tsukishima é o contrário - ele está toda a hora focado no jogo e a pensar já nas próximas jogadas, como se de um jogo de xadrez se tratasse. Aliás, isso é evidenciado neste volume quando ele consegue abalar o levantador de Shiratorizawa, mesmo que um pouco. Tsukishima é uma personagem extremamente necessária à equipa, uma vez que os mantém focados e com os pés bem assentes na realidade. Ele liderar a defesa de Karasuno é mais do que merecido.
O jogo entre os corvos e as águias torna-se bastante intenso, com os corvos a vencerem o 2º set e as águias o 3º. Hinata também dá mais um passo na sua jornada, modificando a forma como salta para bloquear. A forma como Furudate demonstra isso através da sua arte é lindo, deixando-nos sem palavras. Hinata cria o seu próprio par de asas. No próximo volume teremos a disputa pelo 4º set.
⭐⭐⭐⭐⭐
5/5
Até à próxima!
Ellis
Comentários
Enviar um comentário