Prontos para mais uma resenha de Haikyuu? Hoje irei dar a minha opinião sobre o trigésimo primeiro volume do mangá.
Atenção: este artigo pode conter spoilers.
Não se esqueçam de conferir os próximos volumes:
- Haikyuu (Vol. 30)
- Haikyuu (Vol. 32)
- Haikyuu (Vol. 33)
- Haikyuu (Vol. 34)
- Haikyuu (vol. 35)
- Haikyuu (vol. 36)
- Haikyuu(vol. 37)
- Haikyuu (vol. 38)
- Haikyuu (Vol. 39)
Sobre o autor
Sinopse
Opinião
O jogo entre os corvos e as raposas chega agora ao seu segundo set e as perspectivas não parecem estar a favor de Karasuno. Para começo de conversa, Miya Atsumu faz de Nishinoya o seu alvo durante os seus poderosos saques. Apesar de ter enfrentado Oikawa e Ushijima, por alguma razão a Divindade Guardião de Karasuno parece ser impotente contra os saques de Atsumu. Para piorar ainda mais o cenário, um novo jogador entra no lado de Inarizaki, mudando por completo a dinâmica da equipa.
Passing up the chance to learn and experience new things...is just one big, fat waste!
Neste volume, testemunhamos uma situação nunca antes vista em Haikyuu: Nishinoya encurralado (e diria com um pouco de medo). Normalmente, quando a equipa aparente estar mais desmoralizada é Nishinoya quem levanta o astral, protagonizando alguns dos momentos mais incríveis do mangá. Mas, desta vez os papéis inverteram-se; desta vez, é Nishinoya - a Divindade Guardiã de Karasuno - que está a ficar desmoralizado cada vez que falha em recepcionar um dos saques de Miya Atsumo. Furudate-sensei aproveita a oportunidade para nos dar a conhecer um pouco mais desta personagem tão icónica na série. Conhecer Nishinoya versão criança foi muito fofo e ainda mais fofo foi o facto de este em criança ter medo de absolutamente tudo - muito diferente da personagem que conhecemos e amamos. No entanto, o seu avô ensina-lhe uma lição extremamente valiosa: não podemos deixar o medo impedir-nos de experimentar coisas novas. E Nishinoya vive por essa máxima, até que se vê confrontado com esse sentimento novamente.
Tão habituados que estão a que Nishinoya esteja sempre bem e empolgado, a equipa não sabe muito bem como o animar, exceto por uma pessoa - Kinoshita. Kinoshita faz parte do grupo de alunos de 2º ano que fica na reserva. No presente momento, a personagem tem-se especializado em saques flutuantes, tal como Yamaguchi. Das poucas vezes que foi chamado, não conseguiu uma grande vantagem de pontos. O facto de não ser uma grande ajuda para a equipa e de não conseguir permanecer na quadra por um pouco mais de tempo frustra-o imensamente. No entanto, Furudate-sensei mostra que o valor de um jogador nem sempre se mede pelos pontos que este consegue fazer ou pelas suas habilidades atléticas. Às vezes, o seu valor está em ajudar os outros quando se encontram num momento difícil. É precisamente esse o papel de Kinoshita. Com umas parcas palavras de Kinoshita, Nishinoya é capaz de superar o seu medo e por fim recepcionar um dos saques de Miya Atsumo. É um pequeno gesto que pode passar despercebido, mas que possui um grande valor. Afinal, uma equipa é um coletivo; serve para se apoiarem e também para elevarem os seus padrões.
Do lado de Inarizaki, somos introduzidos a uma nova personagem - Kita Shinsuke. Kita pode ser um jogador na reserva, mas ele é o capitão de Inarizaki. A sua presença na quadra muda completamente o ambiente entre os jogadores. Acho a personagem muito interessante, uma vez que é de poucas palavras e possui uma aura fria. Apenas ele consegue manter os gémeos Miya em cheque - e isso já é um grande feito por si só. Kita emana uma despreocupação em relação ao desporto. Ele joga voleibol porque gosta, dedicando-se ao desporto de forma comedida e racional. Esta é daquelas personagens que está sempre a analisar racionalmente o porquê de cada coisa que acontece ao seu redor. Kita é uma personagem que ainda não consigo decifrar e, portanto, considero-a extremamente intrigante.
Inarizaki acaba por ganhar o segundo set com uma grande margem. Com o jogo a prolongar-se para o terceiro set, será que Karasuno será capaz de passar para a próxima ronda e assim juntar-se a Nekoma para a Batalha do Lixão?
⭐⭐⭐⭐⭐
5/5
Até à próxima!
Ellis
Comentários
Enviar um comentário